Plano Cooperativo

O que é Plano Cooperativo
É resultado da fidelidade de crentes em seus DÍZIMOS e igrejas que, com toda a liberalidade, decidem empregar uma parte dos recursos à sua disposição, enviando para a Convenção, com o intuito de que a obra de Deus cresça mais equilibradamente no Estado, Brasil e no mundo, ou seja, fruto da união das igrejas batistas no esforço comum de alcançar o ser humano como um todo.

O PLANO COOPERATIVO Foi criado e oficializado em 1925 pelos batistas do sul dos EUA. O surgimento das juntas: Missões Nacionais, Estrangeiras, Escolas Dominicais e Beneficências, exigiram uma forma de sustento. No Brasil PLANO COOPERATIVO surgiu em 1957, durante a Assembleia anual da CBB, em Belo Horizonte/MG.

Nasceu para a manutenção do trabalho geral dos batistas brasileiros e como método eficiente e bíblico para desenvolver a obra de missões. As igrejas recolhem seus dízimos, do total retiram 10% e enviam à Convenção Estadual e Associação Regional. Essas juntas aplicam a maior parte, do valor recebido das igrejas, na evangelização de seu estado ou região e na realização das demais atividades.